Gestão de Estoques EUA x BRA: Os desafios para o Produtor

Publicado por

EUA e Brasil são os maiores produtores mundiais de soja (119,5 milhões de toneladas e 116,9 milhões respectivamente), sendo o Brasil o maior exportador do grão atualmente.
Apesar dos avanços dos últimos anos, o Brasil ainda possui uma capacidade de estocagem aquém da encontrada em nossos parceiros do Norte. Os EUA têm silos para estocar a safra de um ano inteiro e a maior parte das estruturas está dentro das fazendas, o que é diferente no Brasil.
Essa situação traz à tona alguns problemas conhecidos. Em períodos de baixo escoamento de safra verão (predominantemente soja), seja por questões de frete ou preço, o produtor fica com sérias dificuldades para estocar seus grãos, pois armazéns próximos às fazendas têm se tornado raros, o que encarece os custos com frete.
Silos bolsas se tornaram uma ótima alternativa e sua utilização tem sido crescente nos últimos anos. Apesar de algumas desvantagens, já faz parte da paisagem de inúmeras áreas produtoras de grãos por todo o país. 
O produtor, portanto, possui alguns desafios no gerenciamento de saldo, tendo que administrar estoque na fazenda (silos metálico e bolsa), nos armazéns das tradings e em armazém de terceiros.
Como administrar de maneira estruturada esses estoques em pontos diferentes? Como ter a informação de maneira rápida e precisa, para não perder bons negócios?
Apesar de parecer simples, nem sempre esse valioso dado está disponível de forma rápida, sendo necessárias algumas ligações para obter o número correto.

E você, produtor? Como tem gerenciado seu estoque de grãos?
A velocidade da informação é compatível com a necessidade dos seus negócios?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s