O processo de gestão e organização do Hackathon

Publicado por

Há exatamente um mês a SIACON promovia o seu primeiro Hackathon, o nome parece meio diferente, mas vamos explicar de uma forma bem simples. O Hackathon nada mais é que uma maratona de desenvolvimento de software, programação e sistemas focada em trazer novas ideias e colocá-las em prática em um curto espaço de tempo.

A proposta foi apresentada pelo Araújo, nosso Gerente de Operações aqui da SIACON, com o objetivo de filtrar novos talentos, ideias e dar oportunidade para que pessoas de outras áreas participassem do desenvolvimento da maratona. Dividimos o nosso Hackathon em dois sábados com dez horas de duração cada dia – Levando em consideração que no último dia os projetos deveriam ser entregues até as 14h45.

Para executar essa atividade, dividimos a equipe em três times de oito pessoas e cada time deveria escolher um nome fantasia para o seu projeto – Os nomes escolhidos foram: TARGET, A.G.R.O e MOVIAGRO. Quantos as técnicas de modelagem escolhidas para a execução das atividades, os grupos poderiam optar por trabalhar com as metodologias do Design Thinking, Canvas, 5W2H e Análise SWOT. Para dar suporte a esse Hackathon foram selecionados três monitores que eram responsáveis por auxiliar as equipes a desenvolverem suas atividades, tirar dúvidas gerais e monitorar o tempo que cada time levaria para pular para outras etapas do processo de desenvolvimento do sistema.

E como é implantar o Hackathon pela primeira vez? Fizemos essa pergunta para o Araújo e ele nos respondeu que a proposta foi bem aceita por todos, pois todos os participantes já fazem parte da SIACON, entretanto, por mais que a maioria estava participando do Hackathon pela primeira vez, as atividades a serem realizadas estavam dentro do dia a dia de cada colaborador. Nossa empresa sempre trabalha com ideias nesse sentido, essa maratona substituiu uma das etapas do circuito anual de treinamentos.

Sobre o desenvolvimento das atividades, ele conta que em alguns momentos existia a necessidade de os monitores prestarem algum tipo de apoio, principalmente no sentido de destravar os times para que eles fizessem o seu próprio direcionamento. E em relação aos prazos, ele conta que todas as atividades foram entregues dentro dos horários estabelecidos, desde o planejamento, metodologias, execução (construção do software), apresentação e finalmente a avaliação.

A percepção final do evento superou todas as expectativas, segundo o Araújo, a dedicação de todos foi o ponto chave que fez essa primeira maratona ficar registrada na história da SIACON! Ele acrescenta ainda que, no último dia, as equipes separaram um tempo para alinhar a apresentação e testar os detalhes finais das aplicações. Ele finaliza parabenizando todos os times pelo comprometimento com o projeto.

E esse foi o resumo da nossa maratona de desenvolvimento, a primeira de muitas outras que vão acontecer aqui na empresa. E se daqui algum tempo surgir uma outra novidade, a SIACON estará de ouvidos e portas abertas para receber.

E aí, o que achou da história? Quer fazer parte do próximo Hackathon e de tantos outros eventos que fazemos durante o ano? É simples, basta enviar o seu currículo para nós! O nosso time de RH está ansioso para conhecer você! Envie o seu currículo: rh@siacon.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s